Experiência como
estudante do MPeL7 no Módulo de Ambientação
1 – Integrado
no Mestrado Pedagogia do Elearning na sua 7ª edição (MPeL7) tive a oportunidade
de participar num período de ambientação às ferramentas do ensino a distância (Mambo7). Este
foi o meu primeiro contacto com o elearning
profissional e as suas metodologias, neste caso o Modelo da
Universidade Aberta de Lisboa.
2 – Para
além da natural “confusão” de contactar com estas várias metodologias
integradas num grupo de colegas e docentes, considero a experiência muito
positiva. Preciso, no entanto, de tempo para interiorizar e automatizar muitas
práticas e métodos.
3 – O aspeto
mais relevante desta experiência foi a comunicação com o grupo através de Forum
de Discussão. Todos os colegas parecem muito interessados (e interessantes) com
antecedentes muito variados mas todos muito motivados. Sei que o MPeL7 irá
ultrapassar as minhas expectativas iniciais.
4 – Uma crítica
que quero fazer aos vários Forum (Fora?) em que participei, incluindo o Cibercafé,
é a eficácia pedagógica deste tipo de meio. Fiz muita leitura em cada um dos Fora (e tentei participar ativamente em cada
um deles) mas fiquei com a sensação que esta metodologia é menos eficaz do que
esperaria. Por um lado há um certo grau de divagação (onde eu próprio fui conivente)
e por outro lado algumas (muitas?) das intervenções fundamentam-se em conhecimento
pessoal e como tal de qualidade informativa variável. Penso que há aqui um defeito
meu. É como se tivesse passado a frequentar a 6ª classe quando deveria estar
ainda na 2ª! Será assim?
5 – Como estudante
muito sénior sinto (tenho sentido e vou continuar a sentir) dificuldades com as
metodologias e ferramentas de comunicação, partilha e trabalho do elearning. Pela experiência passada sei
que, em regra, os produtos educacionais (bem) pagos têm uma elevada qualidade na
interface aplicação-utilizador, o que nem sempre se vê (e sente) nos softwares grátis.
Para as novas gerações o problema coloca-se noutro patamar mas não devemos esquecer
a sabedoria popular que diz que “burro velho não aprende línguas”. Eu acrescentaria:
e quando as quer aprender necessita de outra pedagogia e de mais apoio e tempo.
6 – Voltando
aos aspetos positivos desta ambientação (que foram muitos, pelo que agradeço a
todos, à coordenadora infatigável e aos colegas amigos) ressalvo os pontos a
reter como características fundamentais do estudante online:
I.
Persistence;
II.
Effective Time-Management Skills;
III.
Effective and Appropriate Communication Skills;
IV.
Basic Technical Skills;
V.
Reading and Writing;
VI.
Motivation and Independence;
VII.
A Good Study
Environment;
(Adaptado de What Makes a
Successful Online Learner?
http://www.iseek.org/education/successonline.html
- Acedido a 2013-10-08)
E ainda
sobre a participação em Forum de Discussão:
I.
Manter a discussão centrada nas questões em debate
ou em análise;
II.
Abrir um novo tema/tópico apenas quando se trata de
um novo assunto;
III.
Inserir as respostas às mensagens no ponto correto
do fio de discussão;
IV.
Usar os títulos das mensagens, incluindo nas
respostas;
V.
Evitar mensagens longas e que abordem muitos
assuntos;
VI.
Não incluir ficheiros em anexo;
VII.
Aceder com a regularidade necessária a um
acompanhamento e participação adequados;
VIII.
Procurar
contribuir elaborando cada participação
na própria mensagem, evitando imprimir e depois contribuir;
IX.
Evitar chegar no final da discussão, pois as
discussões têm um ritmo próprio, que é rápido, com a sua própria curva de aprendizagem.
7 - Em
resumo no Mambo7 retirei como mensagens mais importantes:
7.1- As boas
características do estudante tradicional (presencial) devem ser ampliadas no
estudante online: a) os valores
(ética) e a tolerância nas relações interpessoais e com o próprio, b) a
disciplina, o rigor e a curiosidade em aceder à nova informação científica, c)
a partilha e a interajuda entre cada estudante; d) a capacidade de comunicar de
forma empática e eficaz, sempre disponível; e) a aprendizagem à frente do
ensino, o estudante à frente do docente.
7.2 - O estudante
online é tipicamente o adulto
motivado com uma vida ativa, com elevada capacidade de gerir o seu tempo
disponível, capaz de evitar o excesso de informação (identificando o
conhecimento operativo), dominando bem a gestão do trabalho cooperativo;
7.3 - O estudante
online tem acesso a ferramentas e
metodologias do elearning que são
fundamentais para desenvolver a aprendizagem ao longo da vida, o que não
é possível com o processo de aprendizagem-ensino exclusivamente presencial.
8 – Como
comentário final gostaria de lamentar a pouca utilização da oralidade nesta quinzena
de ambientação. Esta forma de comunicação permitiu modelar a evolução da espécie
humana durante dezenas de milénios. Seguiram-se os livros e equivalentes durante
oito séculos. Nas últimas décadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC)
vieram dar um extraordinário avanço à nossa capacidade de aprender e partilhar o
conhecimento científico (e não só). Mas as TIC permitem utilizar a multimédia e
a oralidade com uma facilidade e baixo custo que justificam a sua generalização.