quarta-feira, 16 de outubro de 2013


Experiência como estudante do MPeL7 no Módulo de Ambientação

1 – Integrado no Mestrado Pedagogia do Elearning na sua 7ª edição (MPeL7) tive a oportunidade de participar num período de ambientação às ferramentas do ensino a distância (Mambo7). Este foi o meu primeiro contacto com o elearning profissional e as suas metodologias, neste caso o Modelo da Universidade Aberta de Lisboa.

2 – Para além da natural “confusão” de contactar com estas várias metodologias integradas num grupo de colegas e docentes, considero a experiência muito positiva. Preciso, no entanto, de tempo para interiorizar e automatizar muitas práticas e métodos.

3 – O aspeto mais relevante desta experiência foi a comunicação com o grupo através de Forum de Discussão. Todos os colegas parecem muito interessados (e interessantes) com antecedentes muito variados mas todos muito motivados. Sei que o MPeL7 irá ultrapassar as minhas expectativas iniciais.

4 – Uma crítica que quero fazer aos vários Forum (Fora?) em que participei, incluindo o Cibercafé, é a eficácia pedagógica deste tipo de meio. Fiz muita leitura em cada um dos Fora (e tentei participar ativamente em cada um deles) mas fiquei com a sensação que esta metodologia é menos eficaz do que esperaria. Por um lado há um certo grau de divagação (onde eu próprio fui conivente) e por outro lado algumas (muitas?) das intervenções fundamentam-se em conhecimento pessoal e como tal de qualidade informativa variável. Penso que há aqui um defeito meu. É como se tivesse passado a frequentar a 6ª classe quando deveria estar ainda na 2ª! Será assim?

5 – Como estudante muito sénior sinto (tenho sentido e vou continuar a sentir) dificuldades com as metodologias e ferramentas de comunicação, partilha e trabalho do elearning. Pela experiência passada sei que, em regra, os produtos educacionais (bem) pagos têm uma elevada qualidade na interface aplicação-utilizador, o que nem sempre se vê (e sente) nos softwares grátis. Para as novas gerações o problema coloca-se noutro patamar mas não devemos esquecer a sabedoria popular que diz que “burro velho não aprende línguas”. Eu acrescentaria: e quando as quer aprender necessita de outra pedagogia e de mais apoio e tempo.

6 – Voltando aos aspetos positivos desta ambientação (que foram muitos, pelo que agradeço a todos, à coordenadora infatigável e aos colegas amigos) ressalvo os pontos a reter como características fundamentais do estudante online:

      I.        Persistence;

    II.        Effective Time-Management Skills;

   III.        Effective and Appropriate Communication Skills;

  IV.        Basic Technical Skills;

   V.        Reading and Writing;

  VI.        Motivation and Independence;

 VII.        A Good Study Environment;

(Adaptado de What Makes a Successful Online Learner?
http://www.iseek.org/education/successonline.html - Acedido a 2013-10-08)

E ainda sobre a participação em Forum de Discussão:

      I.        Manter a discussão centrada nas questões em debate ou em análise;

    II.        Abrir um novo tema/tópico apenas quando se trata de um novo assunto;

   III.        Inserir as respostas às mensagens no ponto correto do fio de discussão;

  IV.        Usar os títulos das mensagens, incluindo nas respostas;

    V.        Evitar mensagens longas e que abordem muitos assuntos;

  VI.        Não incluir ficheiros em anexo;

 VII.        Aceder com a regularidade necessária a um acompanhamento e participação adequados;

VIII.        Procurar contribuir elaborando cada participação na própria mensagem, evitando imprimir e depois contribuir;

  IX.        Evitar chegar no final da discussão, pois as discussões têm um ritmo próprio, que é rápido, com a sua própria curva de aprendizagem.

(Regras para participar numa Discussão/Debate num Fórum de Discussão. Adaptado em 2013-10-12 por MGL de Lina Morgado - Sexta, 11 Outubro 2013, 09:57 http://elearning.uab.pt/mod/forum/discuss.php?d=12790)


7 - Em resumo no Mambo7 retirei como mensagens mais importantes:

7.1- As boas características do estudante tradicional (presencial) devem ser ampliadas no estudante online: a) os valores (ética) e a tolerância nas relações interpessoais e com o próprio, b) a disciplina, o rigor e a curiosidade em aceder à nova informação científica, c) a partilha e a interajuda entre cada estudante; d) a capacidade de comunicar de forma empática e eficaz, sempre disponível; e) a aprendizagem à frente do ensino, o estudante à frente do docente.

7.2 - O estudante online é tipicamente o adulto motivado com uma vida ativa, com elevada capacidade de gerir o seu tempo disponível, capaz de evitar o excesso de informação (identificando o conhecimento operativo), dominando bem a gestão do trabalho cooperativo;

7.3 - O estudante online tem acesso a ferramentas e metodologias do elearning que são fundamentais para desenvolver a aprendizagem ao longo da vida, o que não é possível com o processo de aprendizagem-ensino exclusivamente presencial.

8 – Como comentário final gostaria de lamentar a pouca utilização da oralidade nesta quinzena de ambientação. Esta forma de comunicação permitiu modelar a evolução da espécie humana durante dezenas de milénios. Seguiram-se os livros e equivalentes durante oito séculos. Nas últimas décadas as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) vieram dar um extraordinário avanço à nossa capacidade de aprender e partilhar o conhecimento científico (e não só). Mas as TIC permitem utilizar a multimédia e a oralidade com uma facilidade e baixo custo que justificam a sua generalização.

6 comentários:

  1. Olá Mário,

    Tive o cuidado de ler as tuas palavras. Revejo um sentido de vontade com as novas tecnologias. No entanto, verifico que te sentes "um pouco atrás" aos restantes colegas. No meu pensamento...nada disso. Podes não ter andado na mesma velocidade, mas chegas-te e colocas-te pensamentos, definições, possíveis normas de organização e um curto resumo do que estudas-te. Ser jovem, não é ser o melhor das tecnologias. Mas ter maturidade cognitiva é aprender e chegar onde muitos ou poucos chegam, com classe. E, para terminar, espero um dia chegar à tua idade com a disposição e a força por aprender mais.
    Parabéns pelo trabalho.
    Sergio

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  2. Mário,

    Muito obrigado pelo resumo da nossa discussão no fórum "Ser estudante na UAb no MPEL7".

    Boas leituras,

    NS

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  3. Carlos, Sergio e Nelson
    Muito obrigado pelas V. palavras apoiativas. São muito importantes para mim.
    Abraço
    Mario

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  4. Prezado Mario, gostei do termo maturidade cognitiva ressaltada pelo colega Sergio sobre a tua resenha em relacao a nossa trajetória, que nao poderia ter sido mais completa. Nao te sintas na segunda, quando deverias estar na sexta, pois se tu estás na segunda, eu nem comecei as classes. lol. Um pouco de humor para aminar o nosso dia.
    Além disso, sobre a oratória, também acredito que este ainda é um grande desafio para a EaD, e que deverá ser superada para que se possa por no mercado como uma modalidade mais completa. Eu mesma fujo da oratória, preferindo a comunicacao escrita, todavia percebo que o distanciamento a essa prática só prejudica a meu próprio desenvolvimento. Por fim, a professora Lina trabalhou esta questao comigo no forum e, confesso que, visionária que sou, incluiria sem dúvida a prática de alguma forma de oratória, nem que fosse o gravar de um vídeo de um minuto por mes. Abracos, aprendo muito com tuas intervencoes...tocam o ponto reflexivo!

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    1. Josi
      Muito obrigado pelas tuas palavras. Apoiado irei convosco até ao fim.
      Abraço
      Mario

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