segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Recursos Educacionais Abertos (REA) em Medicina
Bibliografia Anotada de Mário G. Lopes (2013-12-16)
 
A bibliografia identificada (e anotada) teve duas fontes: 1) A PubMed, base de dados da Biblioteca do Congresso Norte-Americano que contém milhões de publicações peer-review na área da biomedicina (a nossa fonte mais importante); 2) Sitios ídoneos pertencentes ao governo norte-americano ou a duas sociedades científicas europeias: a European Society of Cardiology (ESC) e a Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC). Devo desde já referir que não pesquisei o ciberespaço brasileiro.

As três principais conclusões que podemos retirar desta pesquisa foram:

1 - Em biomedicina são raras as publicações sobre OER e as encontradas são da área da saúde pública pois o “aberto” significa sem encargos e a publicação científica faz parte do complexo industria-saúde, poderoso lobby económico-financeiro a nivel mundial.

2 - Dos sitios da web apenas aqueles destinadas ao publico são de livre acesso e fornecem, principalmente, textos e imagens paradas por vezes em suporte bilingue (inglês e castalhano).

3 - As sociedades científicas – como é o caso da ESC ou da SPC - fornecem os OER, muitos em multimedia, mas apenas aos respetivos sócios.

Ver Bibliografia Anotada

Nenhum comentário:

Postar um comentário